0 A.D.

Conteúdo:

Published: 10 July 2009

English 简体中文 Español Português Português Русский Français Deutsch Türkçe Polski Español de Chile Česky עברית Galego   Portuguese translation by Joel Borges Junior.

Swamp Defense screenshot

O que é 0 A.D.?

0 A.D. é gratuito, multi-plataforma, em desenvolvimento, 3D, Baseado na história, Jogo de Estratégia em Tempo Real (RTS).

Que você está fazendo?

Trocando de um processo de desenvolvimento fechado para um Open Source: Fazendo o código avaliado como GPL e o conteúdo Artístico avaliado em CC-BY-SA, e com isso dá abertura para contribuição externa. Nós estamos trabalhando no 0 A.D. nos nossos tempos livres por anos e agora nós queremos mostrar o que nós conseguimos e facilitar para muitas pessoas que querem se envolverem ou que estão envolvidas.

0 A.D. é um projeto muito ambicioso e complexo. Muito trabalho foi posto nele, mas falta muito a ser feito. Nós não lançamos nenhum software jogável – você terá que esperar muito tempo ainda, se é isso que você está interessado. Há uma série de características e de erros a serem feitos, descobertos e corrigidos. Nós estamos fazendo isso como um Trabalho-em-Progesso, Projeto Pré-Alpha, de acordo com os interesses dos desenvolvedores, na esperança de compartilhar recursos com uma comunidade que seria excluída do nosso processo de desenvolvimento.

Isto é uma fase experimental e nós não sabemos completamente o que é o melhor trabalho, apenas nós estamos indo com cuidado e tentando se adaptar baseado na experiência. Este documento descreve nossos planos atuais; Feedback são apreciados! Nos contate pelo nosso forum ou pelo IRC, no canal #0ad da QuakeNet. Discovery screenshot

Porque eu deveria me envolver?

Nós pensamos que há uma boa possibilidade que nós podemos produzir um jogo consideravelmente aceitável com algumas características originais e únicas. Talvez você queira colaborar para que o jogo venha a existir.

Talvez você queira aprender com a experiência do trabalho em um projeto de software complexo, ou particularmente sobre um jogo. Há uma larga escala de áreas envolvidas: Gráficos e Audio, Inteligência Artificial (IA) e Interface Usuário (IU), manipulação de arquivos e Scripting e Networking de Gameplay e assim por diante. A Framework básica é toda no mesmo lugar, e alguma coisa ja é muito sólida, mas há muito espaço para mergulhar nos detalhes e trabalhar em vários componentes.

Talvez você queira fazer um jogo melhor em sua plataforma favorita. Talvez você queira nos mostrar o quão nós somos estúpidos e como você pode escrever códigos muito melhores. (Nós estamos longe da perfeição!)

Talvez você queira usar partes de nosso código ou arte em seu projeto. Talvez você queira usar nosso jogo para ensinar alguém o que é na prática um desenvolvimento de jogo. E talvez você tenha outras razões.

Gaugamela screenshot

Porque você está fazendo isso?

Nós estamos trabalhando neste jogo alguma vez ou outra desde 2001. Nós estamos numa caminhada longa desde então, mas fazendo alguma coisa do jogo é realmente muito duro. O time original de membros eram na maior parte estudantes e estão concentrados na sua vida e não tem tempo para dedicar ao projeto. Atrair novos desenvolvedores é dificultoso e toma muito tempo – poucas pessoas tem o tempo e a habilidade de aprender como é trabalhar dentro de nosso código existente e fazer contribuições significativas. Assim nós queremos quebrar todas as barreiras de entrada, facilitando para as pessoas verificarem nosso projeto e vê se isto os interessam, na esperança que alguns decidirão contribuir.

Também, nós temos algumas idéias, ferramentas e códigos que nós pensamos que são completamente interessantes e gostaríamos de compartilhar.Nós devemos deixá-lo claro e documentá-los corretamente, assim eles são mais úteis para outras pessoas, mas deixar o código disponível é a primeira etapa. E, particularmente no linux, o Open Source simplifica o número de edições com distribuição e eliminação de erros, assim facilita coisas para nós e para os usuários.

Até aqui, o acesso ao projeto foi limitado aos membros oficiais de nosso grupo, embora a intenção sempre foi produzir um jogo não-comercial e a associação de membros sempre esteve completamente aberta. O conceito de Open-Source não era considerado interessante há uns tempos atrás, mas os tempos mudaram e parece que agora é a maneira natural de desenvolver nosso projeto.

Magna Graecia screenshot

Como é que o desenvolvimento está sendo organizado?

Na abertura deste projeto, nós precisávamos do respeito da comunidade para fornecer o maior suporte, informação e comunicação possível, assim você pode se beneficiar participando do projeto (esperando uma contribuição devolta e nos ajudando, é claro!), balanceando com nosso desejo de ter um jogo completo do mais alto padrão e com algumas restrições de nossa organização passada.

No passado, todos desenvolvedores faziam parte do "time oficial": Qualquer um poderia entrar, nós faziamos uma entrevista curta pelo o IRC para o conhecer, e se parecesse que tivesse tempo, energia e habilidade para contribuir utilmente, então seria um membro. Nós mantemos um grupo central de desenvolvedores e um método de comunicação privada – nós não queremos arriscar destruir a equipe que nós temos agora – Nós vamos manter uma visão particular e objetiva do projeto, e nós não queremos que saia dessa visão - nós não podemos adicionar (E tem que manter) as características que não fazem parte desse objetivo. Nós estamos liberando a arte e os dados do gameplay para dois jogos de seis civilizações, mas retendo o trabalho em progesso até quando estiverem mais completo e útil.

Apesar dessas restrições, nós vamos abrir o acesso ao servidor de controle da fonte (Subversion), a documentação e ao Sistema de controle de versão (Trac), e fazendo nossas discussões técnicas em um fórum aberto. Qualquer um pode fazer o download, compilar e rodar a última versão do jogo. Nosso processo inicial para contribuições será muito básico: Se você fizer alguma mudança, você terá que criar um patch e nós avisar sobre, e nós vamos analisá-lo e talvez sugerir algumas mudanças ou salvando e atribuindo no SVN.

O licenciamento das contribuições é uma questão em aberto. Em primeiro lugar, aceitamos códigos GPL com a garantia para os colaboradores que nós não vamos fazer uso indevido desse trabalho. Em segundo lugar, nós gostariamos de manter nossas opções abertas apenas para aceitação de Código BSD licenciado, para que talvez possa produzir uma versão especial com um software de detecção de fradues ou cheats que desencoraja a trapaça em mapas multiplayer que seria muito comum em jogos Open-Source, ou para ligar com os sistemas de distribuição digitais do proprietário para começar a distribuição mais difundida. A ideal solução não é clara, mas nós temos interesse em discutir sobre essa edição.

Savanna Biome screenshot

O que este código tem?

Há aproximadamente 150.000 linhas de código C++ para a engine do jogo e outras 25.000 para as ferramentas de edição. O Script do Gameplay está em JavaScript. Nós compilamos em bibliotecas de baixo nível (OpenGL, OpenAL, ENet, ...) não existindo uma Game Engine (Tipo o OGRE).

O código não está todo limpo ou todo modulado ou todo bem escrito. É escrito por uma grande variedade de programadores e está longe de ser uma base de códigos "completa". Nós precisamos continuar limpando algumas coisas que são parte normal do processo de desenvolvimento. Nós não somos contra a reescrever subsistemas inteiros se aquilo for o mais eficaz na hora de satisfazer nossos requerimentos. Mas em alguns em nossos domínios são completamente sólidos.

O que há no código de Reutilizável?

A maioria do nosso código é específico ao jogo e não há muita utilidade fora dele, mas algumas partes poderiam talvez serem interessantes para desenvolvedores em outros projetos. Alguns exemplos:

Como se comparar a outros jogos?

Nós estamos cientes de diversos jogos RTS Open Source. Glest alcançou o status de estável e é baseado em um mundo medieval/fantasia, com o gameplay e os gráficos menos complexo, mas com oponentes com IA (O qual não é implementado no 0 A.D.). ORTS é uma framework enfatizada no desenvolvimento da IA mais que um produto Jogável. Spring é outra Engine RTS que parece ser projetado para ter o gameplay similar ao Total Annihilation. 0 A.D. está esforçando para se diferenciar fornecendo idéias novas de gameplay, gráficos detalhados e um ajuste exato na história do mundo.

Como eu posso começar?

Veja o Guia para quem está começando para achar mais informações sobre o jogo, foruns de discussão, instruções para compilar e rodar o jogo e links para detalhes adicionais.